Sobre o Curso
CURSO DE SUPERVISOR DE SEGURANÇA
Profissional encarregado de operacionalizar os serviços de vigilância na empresa, otimizando os serviços prestados para a satisfação do cliente. Esclarecendo antes que,no Brasil as atribuições por cargos dos funcionários operacionais podem ser distintas em algumas empresas. Existem: Supervisores (Supervisor Júnior, Sênior, etc.), Inspetores, Coordenadores, Fiscais, etc.; todos inseridos dentro deste contexto. Na ordem crescente, os cargos operacionais são: Vigilante, Vigilante Líder, Vigilante Motorista, Fiscal de Área, Inspetor, Supervisor, Coordenador e Gerente de Operações. É claro que, como já foi citado, cada empresa tem seu modelo de organização, mas estes são os mais comuns.
Conteúdo Programático
CONTEÚDO
- Legislação Específica
- Planejamento de Segurança
- Legislação Aplicada
- Segurança Eletrônica
- Gerenciamento de Crise
- Relações Comerciais/Rel. Humanas no Trabalho
- Chefia e Liderança / Motivação de Equipe
DISCIPLINAS:
1. LEGISLAÇÃO APLICADA
(Leis, decretos, portarias, e regulamentações pertinentes às atividades de segurança pública e privada, em vigor, que dão sustentação à legalidade da profissão. Previsões constitucionais sobre direito à segurança pessoal e patrimonial.
2. CHEFIA, LIDERANÇA E SUPERVISÃO
Conceito de Chefe e de Líder. Princípios Básicos da chefia e da liderança. Atitudes do chefe e/ou do líder nas atividades de segurança. Trabalho, comportamento e relacionamento com as equipes. Escalas de serviços e remanejamentos. Fiscalização e controle dos postos de serviços.
3. SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
Conceito de conhecimento, informação e informe, e suas diferenças básicas. Aplicabilidade. Mecanismos de segurança. Controles físicos e lógicos. Ameaças à rede de computadores ou a um sistema. Níveis e políticas de segurança.
4. INTELIGÊNCIA
Conceito e interpretação de inteligência. Uso da inteligência nas atividades de chefia. ABIN – Missão e objetivos estratégicos. Vertentes da Agência Brasileira de Inteligência. Estrutura da inteligência no Brasil. Regulamento das Salvaguardas dos Assuntos Sigilosos – RSAS.
5. PSICOLOGIA APLICADA À SEGURANÇA
Fundamentos da psicologia. O uso da psicologia na chefia e liderança. Ética, moral e cidadania. A ética na atividade de segurança.
6. RELAÇÕES HUMANAS – MEDIAÇÃO DE CONFLITOS
A humanização como instrumento de apoio nas relações de subordinação. Competências para a mediação de conflitos. Atividades sócio-inclusivas no grupo de trabalho.
CONFORME PORTARIA 387 DE 28 DE AGOSTO DE 2006 O CURSO CONTARÁ COM:
- Aula expositiva dialogada com auxílio de recursos audiovisuais
- Voltadas para a prática e estudos de casos
- Correlacionados ao cotidiano do profissional, a fim de estabelecer uma doutrina de trabalho e padronização de procedimentos.
- Exposição Oral
- Retro-projetor
- Recursos multimídia
- Quadro-branco
- Nota de Aula
- Exercícios de Fixação
ABORDAGEM:
Os conteúdos serão abordados de forma teórica em sala de aula, de forma expositiva e com o uso de recursos áudios-visuais e de multimídia, sempre proporcionando a interatividade professor / alunos, e entre o aluno com o grupo / professor.
Informações adicionais
ÁREA DE ATUAÇÃO/MERCADO DE TRABALHO:
O Curso de Supervisor de Segurança tem como função, ser o elo de ligação entre o cliente e o vigilante, seu conhecimento dever ser 100% operacional e 100% comercial, ele é o termômetro da relação cliente/prestadora de serviço, afim de determinar o nível de satisfação do contratante, e as necessidades do contratado, através de um planejamento estratégico e especifico.
O mercado de trabalho oferece boas oportunidades, alem das empresas de segurança, a atividade orgânica absorve muito destes profissionais, Nas funções de supervisores de segurança em Shopping, Hospitais e outros seguimentos em geral.
REQUISITOS MÍNINOS
Carga horária: 08 horas
Duração: Um Dia - Sábado - das 09h às 18h
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:
RG, CPF e Comprovante de Endereço